Apesar de estar longe da família e ser um dos momentos em que a gente se sente "solitário" quando mora em outro país, eu sempre dou um jeito de fazer o Natal um momento feliz. Junto com os amigos, inventamos passeios, cozinhamos um super jantar ou mesmo me junto a outros "avulsos" para celebrar a data. Hoje resolvi escrever um post sobre como é o Natal na Inglaterra e seus costumes.

No ano que cheguei em Londres, todos os amigos que moravam na minha casa também tinham acabado de chegar, portanto o Natal foi uma super festa para todos. Tudo era novidade, mal sabíamos como comprar os alimentos para a ceia, afinal, viemos estudar inglês e este era um vocabulário totalmente fora do que aprendemos nas aulas. Eu curto ver a cidade toda decorada, as ruas super movimentas, os mercados com luzes e as tradicionais feirinhas com vinho quente, jogos de roleta, o Christmas Jumper Day e finalizar as comemorações com um tradicional jantar inglês. Listei abaixo algumas das tradições:

- Na semana anterior (e alguns dias depois do Natal), a gente vê muita gente vestindo - e todas as lojas vendendo várias opções de blusões com motivos Natalinos. O Christmas jumper, ou suéter de Natal é usado por todos, crianças ou adultos de qualquer idade e até animais de estimação com roupinhas de rena ou papai noel. Dê uma lida neste post aqui para saber mais. Super engraçado é ver aquele cara gatão indo trabalhar de terno e com uma blusa com um pinheirinho e bolas coloridas. Ou ir no pub e um grupo de amigos vestir um blusão com a cara de rena. O legal é o que o dinheiro da venda das roupas é destinado para a caridade e o governo no Reino Unido ainda duplica o valor arrecadado.

Foto: Save Children UK Foto: Save Children UK - Comemora-se o Natal no dia 25 com um almoço. - Cartão é imprescindível (em qualquer ocasião, na verdade). E o cartão tem todo um significado, não basta ser bonito. as pessoas passam horas procurando o cartão que combine com quem vai receber. - A troca de presentes leva horas e é feita depois do almoç0. - O Natal não é inglês se não tiver o Christmas Cracker - um "bombom" de papel, recheado com uma coroa de papel, um brinquedinho de plástico e uma piada. Aí está o famoso Christmas Cracker, ou bombom de papel. Foto: Express.co.uk Aí está o famoso Christmas Cracker, ou bombom de papel. Foto: Express.co.uk - Tem toda uma tradição para "abrir" o Christmas Cracker. Todos sentam para o jantar, então seguram o bombom pelas pontas, com os braços alternados com os das pessoas ao lado. Puxam todos ao mesmo tempo, abrem, pegam as cacalhadas que se espalham pela mesa (e pelo chão), colocam as coroas na cabeça e leem as piadas, enquanto começam a se servir. - O tradicional jantar de Natal inglês tem: Peru assado, cenoura, couve de Bruxelas e batata assada. Um molho de pão, o molho de Cranberry (acho que ainda não é muito comum no Brasil, também é conhecido como Oxicoco) e um molho marrom para colocar por cima da carne. A textura lembra o molho madeira, mas o sabor é diferente. O tradicional jantar de natal inglês O tradicional jantar de natal inglês

- Para a sobremesa, servem um Christmas Pudding, um bolo feito com frutas secas, mel, ovos e vodka. Para dar todo um charme, colocam fogo e depois é servido com sorvete.

O Christmas Pudding "pegando fogo" O Christmas Pudding "pegando fogo" Outra vantagem? Como o transporte não funciona em Londres no dia 25 de dezembro (sim, nenhuma estação de metrô aberta e nada de ônibus pelo caminho) muita gente começa a comemoração no dia 24 à noite e fica hospedado na casa dos amigos até o dia 26 pela manhã. Uma maneira de "parar" um pouco nesta cidade agitada e curtir a família e os amigos, que as vezes só vão se encontrar no próximo Natal. E você, curte o Natal? Conhece alguma tradição curiosa de outros países?