Sobre os indianos em Londres, uma população enorme e de característica singular na cidade. Já ouvia falar há tempos sobre esse templo e apaixonada pela Índia, suas cores e sua cultura até que demorei tempo demais para conhecer. O BAPS Shri Swaminarayan Mandir também conhecido como Neasden Temple por estar localizado próximo à estação de Neasden no noroeste de Londres é o segundo maior templo indiano fora da Índia.

Vista de fora, na chegada ao templo

Vista de fora, na chegada ao templo

Segundo o tiozinho que se aproximou e nos mostrou, abriu portas que já tinham sido fechadas e caminhou com a gente por ali, o mármore é todo da Itália e foi levado para ser esculpido na Índia por 3.000 homens, depois retornando em grandes peças – são 176.000 – para que fosse “montado” já que o mármore vindo da Índia não suportaria a temperatura de Londres. Todas as colunas, paredes e teto foram cuidadosamente e perfeitamente esculpidos à mão e as colunas mostram em detalhes os tradicionais motivos hindus que representam piedade, auspiciosidade e paz.

Paredes e tetos esculpidos em madeira na entrada e mármore no hall principal

Paredes e tetos esculpidos em madeira na entrada e mármore no hall principal


No teto, flores e figuras celestes em movimentos que representam a distribuição de bênçãos. Ainda tem uma área fechada onde uma exposição conta a história do Hinduísmo (custa £2). O templo é lindo e confesso que não achei tão grande assim, você não fica lá mais do que duas horas por exemplo, então dá para combinar com outros passeios caso tenha pouco tempo na cidade. A não ser que participe de alguma celebração – a principal normalmente acontece as 11 da manhã.

Hall principal. Foto: Baps website

Hall principal. Foto: Baps website

Quem está longe também pode ver o templo! Nesse link aqui é possível ver o templo em 360°. (obra do premiado fotógrafo Mark Pain.)

O templo abre todos os dias, mas tem celebrações em diferentes horários, então dê uma olhada na programação antes de ir. Do lado de fora há um restaurante/supermercados e loja onde você pode almoçar ou comprar lanches, produtos, temperos e incenso.

Vai lá: 105-119 Brentfield Rd, Neasden, London NW10 8LD
Estação mais próxima: Neasden + uma caminhada de uns 20 minutos ou
Vá até Willesden Green Station (Jubilee Line) e então pegue um ônibus na parada A (260 ou 266) até Curzon Crescent e caminhe cerca de 10 minutos. 

Com a(s) Tag(s) →