Dubai pra mim seria apenas um destino de passagem, nunca esteve na minha "top" lista. Aquela exuberância, ouro em excesso, prédios altíssimos e uma cidade (re)formulada e totalmente construída no meio do deserto nunca encheram muito os meus olhos. Mas quando estive na Índia, minha escala seria em Dubai então OBA! - resolvi esticar um pouquinho mais a viagem, como sempre faço quando preciso parar em um lugar que ainda não conheço. Decidi ficar por quatro dias e meu plano inicial era conhecer também Abu Dhabi, distante apenas duas horas e Oman, cinco. Mas não deu tempo. Dubai tem bastante coisa pra fazer, diferente de todas as opiniões que sempre ouvi, de que alem de shopping, 'não tem nada mais'. Tem sim. Acabei ficando somente em Dubai durante os quatro dias, turistei bastante, visitei os pontos principais, a cidade velha, fiquei jogada na praia naquele calor 'invernal' de mais de 30 graus (temperatura super baixa para o inverno), enfim, aqui está tudinho que fiz durante essa super escala e vou passar aqui o roteiro completo de quatro dias entre skyscrapers e muita poeira. Como o visto de trânsito é de até 96 horas, você pode aproveitar e fazer exatamente o mesmo.

<cml_media_alt id='4213'>Escala e esticada em Dubai</cml_media_alt> Escala e esticada em Dubai

Visto: o visto de trânsito pode ser tirado no próprio aeroporto, para quem está em escala por até 96 horas. O hotel em que você irá ficar hospedado pode ajudar, desde que você solicite com antecedência. Se tiver sorte e passaporte europeu, não paga.

Onde ficar: Em Dubai você encontra as maiores redes de hotéis de luxo do mundo e também hostels. Sim, acredite! Recomendo o famoso Atlantis, o hotel mais famoso onde você fica hospedado em uma das principais atrações turísticas - o Portal Atlantis - e pode usar a praia particular, o  Jumeirah Creekside Hotel, super tradicional ou o YMCA, rede mundial de hostels que você encontra em praticamente todos os países, uma boa opção caso não queira gastar tanto com acomodação.

Transporte: Na chegada ao aeroporto voce já compra um cartão de transporte público, coloca um valor em crédito e já sai curtindo o visual da cidade enquanto chega ao seu destino - aquela mistura de construções  antigas, prédios históricos e os skyscrapers. Há transporte público - algumas rotas de ônibus dentro da cidade e o metrô que corta a cidade de um lado a outro, mas, para algumas atrações você terá que ir de metrô até um pedaço e completar o trajeto de táxi, que não é caro, comparado com as atrações e o valor das refeições.

<cml_media_alt id='4226'>O monorail - um dos transportes e atrações de Dubai</cml_media_alt> O monorail - um dos transportes e atrações de Dubai

Visitei Dubai no fim de março e mesmo sendo "inverno" o calor na faixa de 30 graus era bem suportável.  Foi bom porque consegui ir me acostumando com o calor, andei pelos arredores do hotel, descobri um shopping e supermercado próximos - comprei umas comidinhas locais e voltei para o hotel para preparar o roteiro, que vou contar em detalhes nos próximos posts.

Veja aqui o dia a dia da viagem e planeje o seu roteiro: Dia 1 - Caminhando pela Cidade Velha