Cheguei em Dubai no meio da tarde depois de mais de vinte dias de viagem pela India, com aquela mochila pesadíssima, cheia de cacarecos e suando até não poder mais. Bendita escala, que permitiu que eu passasse os últimos dias de ferias em um novo destino. Depois de tanto curry e tuk, tuk cheguei em Dubai com vontade de "dominar o mundo", largar a mochila e começar a explorar a nova cidade. Mas depois de ver a piscina do hotel resolvi mesmo foi ficar de molho e deixar para amanhã o que eu podia ter feito hoje :) Foi bom porque além de me acostumar com o "calor invernal" de 30 graus - sim, fui para Dubai no inverno, consegui organizar um roteiro de quatro dias e visitar em detalhes todas as partes da cidade. Aqui, segue o roteiro do dia 1, em que visitei a parte antiga a pé e dou dicas de onde começar, onde ir, o que comer e onde provar os deliciosos chás.

<cml_media_alt id='4213'>Escala e esticada em Dubai</cml_media_alt> Escala e esticada em Dubai

Dia 1 - sexta-feira O primeiro dia deixei para explorar a cidade velha a pé. Eu tenho essa cisma de sair andando por uma cidade logo que chego e virei a maior fã de fazer os famosos walking tours nas cidades em que visito. Claro que fui parar em uma Dubai que a maioria das pessoas nem imagina que existe, afinal, ela não esta nos principais guias - não tem prédios altos, lojas nem carros de marcas famosas e mulheres cheias de joias. Era sexta de manhã e aquela calmaria reinava na cidade. Nas sextas-feiras tudo começa a funcionar somente depois de 1 da tarde, já que este dia é considerado fim de semana ou quando eles tiram a manha para rezar. Não tem nada aberto, não tem lojas, supermercados e não tem transporte público. Mas tem táxi. Resolvi pegar o táxi e fazer um roteiro a pé pela cidade velha, onde além dos mercados - os Souks - você irá cruzar o Saltwater Creek de barquinho, ponto alto e onde os comerciantes costumavam trazer mercadorias e especiarias de outros países e onde a história da cidade começou.  

1. Gold Souk, o Mercado do Ouro A Gold Souk ou o Mercado do Ouro é um dos mais tradicionais mercados Arabes, com mais de 300 lojas vendendo lindas peças, que enchem até os meus olhos, mesmo nem sendo tao ligada assim aquele monte de brilho. Se a sua intenção é fazer compras aqui é o lugar certo para barganhar. Não deixe de visitar a Najmat Taiba ou Star of Taiba, a loja que possui o anel de ouro mais pesado do mundo, segundo o Guinness. Para chegar lá tive que pegar um táxi - único meio de transporte disponível na sexta pela manhã. Eram 11 da manha e apesar de a maioria das lojas ainda estarem fechadas, a movimentação ja começava do lado de fora com alguns taxistas oferecendo passeios, vendedores já treinando o "papo afiado" e algumas lojas sendo arrumadas pelos funcionários. Se voce estiver com bastante tempo, pode pegar um ônibus com rota para a Gold Souk (voce para quase em frente ao Souk). Ou então, você pode pegar o metrô (Green Line), parar na Al Ras Station e caminhar cerca de 10 minutos.

2. Deira Grand Souk e suas ervas e temperos

Ao terminar a visita pelo Gold Souk, saia pela Najmat Taiba ou Star of Taiba e caminhe cerca de 5 minutos pela calçada. Voce irá sentir os aromas na rua que irão te levar para o Deira Grand Souk ou Spice Souk, conhecido por ser o mercado de temperos e especiarias. Sinta o aroma de café, das flores e temperos e compre ali seus produtos favoritos.
<cml_media_alt id='4215'>As especiarias da Golden Souk</cml_media_alt> As especiarias do Deira Golden Souk3. Dubai Creek
Continuando sua caminhada, voce irá se deparar com o Dubai Creek, um afluente de agua salgada onde os mercadores costumavam chegar com produtos e especiarias de outros países antes da descoberto do petróleo. Esse é o principal ponto de Dubai e onde toda a historia começou. Hoje, essa parte da cidade é conhecida como a "Velha Dubai" e uma das principais atrações para quem gosta de explorar novas cidades.
O ponto alto é cruzar para o outro lado em barquinhos de madeira junto com os locais. Você paga apenas 1 Dirham para andar no Abra (como são conhecidos os barquinhos) e parte da Deira Old Souk Station até chegar em Bur Dubai. Barquinho de Madeira sai da cidade velha até o Old Creek O Abra parte do Deira Souk até chegar em Bur Dubai em um trajeto de cerca de 15 minutos 4. Dubai Vila
Ao chegar ao Bur Dubai de barquinho, vire à direita e caminhe em direção ao Al Shindagha District, onde você irá encontrar uma super preservada (ou recém reformada) vila Árabe. Uma dica: se você caminhar sempre ao longo das águas você nunca estará perdido :) A Dubai Heritage Village mostra a cultura e tradição da cidade e aqui é onde voce tem ideia de como era a Dubai de antigamente, na época em que grande parte da população vivia da pescaria. Aproveite para experimentar a comida local vendida em uma das muitas barraquinha e feitas pelos locais.5. Casa do Sheikh Saeed Al Maktoum
Logo após a visita a Vila Árabe, conheça a casa onde morou o Sheik Saeed Al Maktoum's. Sheik Saeed governou Dubai entre 1912 e 1958 e foi um visionário. Agora transformada em museu, a casa possui diversas fotografias e documentos importantes sobre aquela época. A entrada custa 3 Dirham. Old Souk Old Souk

6. Dubai Old Souk ou o Mercado Antigo

Outro charmoso mercado Árabe, mas onde você irá encontrar principalmente roupas, lindas peças de tecidos, comida e caldo de cana! Sim, aqui foi um momento que faltou aquele pastel para completar a "gostosura de Brasil". Este mercado tem mais lojas e com artigos mais variados que os anteriores, também é mais turístico e voce irá encontrar produtos de marcas conhecidas e souvenirs. Visite as construções ao redor, as antigas casas com helipontos. Nos bancos ao redor da Souk, famílias descansam nas sombras de arvores enquanto provam as delicias compradas no mercado. Veja as mesquitas e irá notar os sapatos na entrada durante o período de oração.

7. Museu de Dubai

O Museu de Dubai fica localizado no Al Fahidi Forte, uma das construções mais antigas de Dubai. Por apenas 3 Dirham voce irá conhecer a história e ver peças antigas e monumentos da cidade.

8. Bastakiya Quarter Essa é a área moderna da cidade. Bastakiya possui museus, escolas de designer, exposições de arte moderna, hotéis, premiados restaurantes e diversos cafés. Tudo isso localizado em tradicionais e super bem preservadas casas árabes que pertenciam antigamente aos mercadores. Não deixe de caminhar por entre as pequenas ruas e observar os cata-ventos espalhados pelas esquinas. Não deixe de provar os deliciosos chás na charmosa Arabian Tea House. Ou se depois de andar tudo isso você estiver faminto, prove as delicias vegetarianas ou o hambúrguer de camelo no Local House Restaurant.

<cml_media_alt id='4218'>Arabian Tea House</cml_media_alt> Arabian Tea House

Esse é o passo-a-passo para caminhar pela Dubai  antiga, conhecer os mercados - os Souks - que variam entre especiarias, roupas, comidas ou artesanato e decoração. Você faz no seu tempo, então é ideal para quem viaja em família ou não quer fazer nada na correria para aproveitar os momentos. Eu fiz em meio-dia. Faça uma parada para provar a deliciosa comida servida nas barraquinha de rua ou parar nas lojas de doces, repletos de pistache, uma delícia! A estação de metrô mais próxima do Bastakiya Quarter, onde você termina o tour é a Al Fahidi Metro Station, que fica cerca de 15 minutos a pé.