O Burns Supper escocês
Hoje foi comemorado o Australian Day, mas ao invés de churrasco e cerveja como nos anos anteriores em Sydney, aceitei o convite de um amigo escocês para jantar com seus compatriotas, pois para eles é um dia muito importante. Em 27 de janeiro comemora-se o nascimento de Robert Burns, o mais famoso poeta escocês, reconhecido mundialmente. Os escoceses se reúnem no dia 25 de janeiro para um Burns Supper (supper significa jantar) onde é declamado um dos poema de Burns antes de começar o jantar, essa delícia abaixo: Haggis, que é uma mistura de carne bovina, carneiro e sangue, um purê de batata e nabo e um molho feito com whisky (claro, é no país que são produzidos os melhores!).
Cada grupo adequa a tradição à sua forma. Aqui eles comem o haggis (carne), leem Burns e bebem whisky
O Haggis, uma bola de carne assada enrolada no papel alumínio. Na hora em que declamam o poema eles cortam com a faca, destruindo até ficar parecido com uma carne moída.
Colocar o molho branco feito com whisky, misturar o haggis com o nabo e se deliciar. Ótimo!
Da wikipedia:
- " A valsa da Despedida" é uma de suas obras e conhecida em português por haver recebido uma versão feita por Alberto Ribeiro e Braguinha (João de Barro), tornando-se uma canção muito popular
- De sua obra "To a Mouse, on Turning Her Up in Her Nest with the Plough", o escritor estadunidense John Steinbeck retirou o título de seu livro Ratos e Homens, em 1937?
- Se alguém quiser seguir a tradição, compre um bom Whisky e veja como fazer algumas receitinhas aqui: Burns Supper (em inglês).