Casa-barco, experiência imperdível em Kerala
Cercada de rio e canais, a região de Kerala, na India é um prato cheio para quem quer viajar e curtir férias em meio a natureza. Com águas consideradas as mais fascinantes da terra e a experiência de passar a noite em uma casa barco, você estará totalmente imerso em um universo de plantas, árvores e animais, em meio à cultura da região e vendo como vivem os moradores.

Na minha terceira vez na Índia, descobri um novo país. Também com muita cor, sorrisos, comida boa e além de todo o caos e barulho que vi das outras vezes, dessa vez, descobri também paisagens lindas em um verdadeiro sonho. A região de Kerala fica localizada no sul do País e apesar de ser muito diferente do restante da Índia, vale ser visitada para que se veja o contraste entre elas. Conhecer Kerala é se integrar a natureza, provar sabores únicos, curtir novas experiências e renascer em uma nova Índia. Com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do país - equivalente ao de países como Portugal e Chile e considerado pela ONU como "elevado" em nível mundial", com a área de saúde sendo referência, considerado ainda um dos estados menos corruptos e mais seguros do país, com paisagens de tirar o fôlego e uma fauna e flora exclusiva, a região ainda possui os backwaters (ou lagos e rios de água fresca) fazendo com que por onde se vá, se esteja cercado de verde e em meio a natureza. As backwaters possuem 900km de extensão, cruzando toda a região e desembocando no Mar Arábico. São 44 rios, 34 lagos e inúmeros canais e um dos principais trechos percorre as cidades de Kollam até Allaphuzza e é declarado patrimônio nacional. Destaque para o Lago Vembanad que cobre praticamente 40% de Kerala pois é alimentado por outros 10 rios incluindo os seis maiores de kerala. Para conhecer melhor e percorrer parte de Kerala, você pode trocar o transporte terrestre ou aéreo pela experiência de se hospedar em uma casa barco - ainda economizando com hotel.

As casas barco possuem 3 ou quatro quartos e podem hospedar até 8 pessoas. Usadas antigamente para transporte de carga, foram transformadas em hotel para incentivar o turismo na região. Os passeios começam logo no início da tarde e duram até a manhã seguinte. Uma equipe de 4 pessoas é responsável por arrumar os quartos e preparar as refeições, que incluem café da manhã, almoço e jantar feitos com produtos fresquinhos e típicos da região, muitos adquiridos durante o passeio.

Como Kerala possui bananas e coco em todo lugar, o destaque é para as saladas e panquecas feitas na hora, fresquinhas, com um sabor inesquecível. No caminho, uma parada no mercado local, onde são vendidos peixes e frutos do mar, verduras e frutas frescas. Durante o passeio, relaxe, curta a paisagem, observe os pássaros, as plantas aquáticas e assista ao por do sol, um dos mais lindos que já vi. Kerala é linda, limpa e seu povo hospitaleiro. Se você está em busca de sol e natureza, recomendo uma das experiências mais inesquecíveis entre todas as minhas viagens.

Veja mais fotos da viagem! Siga O mundo que eu vi também no Facebook, Instagram, Twitter e Google+. *A viagem é um convite do Kerala Tourism, órgão oficial da região, que premiou 30 blogueiros de viagem de 21 países em uma competição. Todos as despesas foram cobertas pelo projeto #KeralaBlogExpress e hotéis e restaurantes parceiros. Agradecimento a Rainbow cruises pela experiência única e uma das mais marcantes da minha vida. #?KeralaBlogExpress . Post publicado originalmente na minha coluna semanal no Jornal Brazilian News.
Mais posts sobre a Índia aqui