Goste de chá, pergunte-me como!
Minha paixão por chá começou em casa, quando eu comecei dar as primeiras bicadas no café preto. Minha mãe super agilizada tratou de preparar garrafas térmicas lindas com chá de jasmin, feito de folhas secas e ervas que uma amiga costumava trazer da Índia e dos países do Oriente, em latas douradas e coloridas que enchiam os olhos de qualquer um que aparecesse lá em casa. A minha paixão por café sempre foi muito maior do que pelo chá, mas durante os anos (e as viagens) fui conhecendo novos sabores e aprendendo a incluir e equilibrar os dois perfeitamente na minha rotina. Morar em Londres não foi uma desculpa para eu me habituar a tomar o tradicional inglês com um pingo de leite, primeiro porque acho horrível o sabor, segundo porque nunca gostei muito de leite mesmo e tirando o fato de que não vou entrar para a realeza e que gosto muito mais dos herbais coloridos, fiquei viciada no chá. Aí esses dias achei uma matéria muito legal sobre chás e lembrei das minhas viagens e dos sabores que provei pelo mundo. Divido um pouquinho aqui com vocês, que já gostam ou estão tentando se acostumar por algum motivo, 10 coisinhas que aprendi e que deixam o chá muito mais gostoso.
Na Turquia te oferecem chá em todos os lugares, como cortesia. É igual ao nosso hábito no Brasil de perguntar se as pessoas querem um "cafezinho". Nao rejeite, já engate uma conversa e ganhe um novo amigo.
10 Dicas interessantes sobre chá
- Quando o chá de ervas atinge uma certa temperatura, os benefícios medicinais escapam. Cubra o pote de chá e coloque pouco a pouco na sua xícara.
- Já conhece os benefícios do chá verde mas não gosta do sabor? Talvez porque você esteja preparando errado. O correto é deixar por no máximo 3 minutos, qualquer tempinho a mais vai deixar o chá amargo.
- A temperatura para preparar o chá verde deve ser de no máximo 80°C. Deixe a água descansar por 5 minutos depois de fervida e antes de colocar nas folhas/ervas. Se estiver muito quente, vai queimá-las.
- Gosta de chá preto? Tome com um intervalo de 30 minutes entre as refeições, senao o tanino, substância presente no chá, não deixa absorver os nutrientes dos alimentos. E se você toma com leite, o tanino se junta as proteínas do leite e não da sua refeição, ou seja, seu corpo não absorve quase nada dos nutrientes do que você comeu.
Chá Wild Orange, da Tazo Tea, de Londres. Porque nem só de chá ingles vive a Inglaterra.
- Chá preto precisa de uma infusão entre 3-5 minutos.
- Chás de ervas precisam de uma infusão mais longa para extrair o sabor caso sejam feitos de frutas secas. Flores, ervas e folhas requerem menos tempo.
- Adora doce depois do jantar? Porque não trocar o açúcar por chás de especiarias e ervas como raiz de alcaçuz, raiz de marshmallow, erva-doce, anis, rosa e canela em seus chás de ervas, já que eles não tem um pingo de açúcar na composição?
BB Bakery, casa de chá francesa em Londres, localizada em Covent Garden
- Os benefícios dos chás herbais podem ser sentidos instantaneamente se consumidos entre 3 ou 4 vezes ao dia. Menos ansiedade, sono mais tranquilo, ajuda na digestão e até prevenção do câncer e redução da TPM são alguns dos benefícios.
- Confira os ingredientes no pacote para ter certeza de que eles não tem aditivos ou sabores artificiais.
- Chás preto, verde ou branco vêm da mesma planta. A diferença fica por conta dos processos após a colheita, assim como a variedade da planta, que realmente determina qual o tipo de chá será criado. Todos contém cafeína.
Chá de Capim Limão, também lá da Índia, mas igualzinho ao do quintal da minha casa :)
Chá de mel, limão e gengibre super comum na Índia, mas que parece receitinha de vó.