Lake Ballard e as esculturas no Sal
Depois de conhecer a Wave Rock o próximo destino era chegar em Kalgoorlie, cidade famosa por ser a maior produtora de ouro na Australia. O local foi escolhido como uma das principais fontes em 1893, na época da "corrida do ouro" e rapidamente prosperou. Mesmo após o declínio por conta da Primeira Guerra Mundial ainda é considerada uma das maiores produtoras de ouro da Austrália. Mas nosso objetivo foi fazer de Kalgoorlie apenas passagem para chegarmos a Menzies e então ir até o Lake Ballard, ainda mais distante.
Menzies é considerada uma das cidades fantasmas e foi a primeira emoção da viagem. Chegamos tarde da noite e não precisamos rodar muito para perceber que já estávamos dando voltas no mesmo lugar. Apenas uma rua principal quase sem iluminação e um, APENAS UM!! hotel/restaurante à meia luz, um casarão antigo e amedrontador, de madeira e com buracos nas paredes e que mais parecia uma casa dos filmes do velho oeste. No balcão uma atendente que parecia um fantasma e três clientes, cada um com sua cerveja. Na vitrola, uma música antiga, que ecoava naquele lugar vazio. Subimos a escada da casa mal-assombrada e percebemos que éramos as únicas hóspedes do hotel. Trancamos a porta, arrastamos um frigobar para sinalizar caso alguém tentasse abrir e dormimos as três na mesma cama, encolhidas e loucas para que a manhã chegasse logo e pudéssemos continuar a viagem.
No outro dia cedo foi dirigir cerca de meia hora e finalmente pudemos ver os famosos "bonequinhos" do Lake Ballard. Criadas pelo artista plástico Antony Gormley, as esculturas foram instaladas no deserto de sal em 2003 em comemoração ao 50 anos do Perth International Arts Festival. São 51 bonecos e é possível andar no local na época mais seca. Em cerca de duas horas é possível ver todas as obras.


