A carona na moto e o bebê no pacotinho
Resolvi que nao iria embora do Vietnã sem passar por Sapa (ou Sa Pa, em vietnamita). Foi loucura minha viajar mais de 350km em uma noite inteira de trem (Viet Nam Railway) para passar o dia na cidade, conhecida pelos amantes de trekkings como um dos lugares ideais para se estar em meio a natureza. Sapa também é famosa pelos terraços de arroz, super bem cultivados já que a região é montanhosa. As paisagens são deslumbrantes e vários grupos étnicos habitam as montanhas da região. Passei uma noite do cão, muito frio e com os locais voltando para visitar os pais. Tentei arriscar o inglês, mas não fui bem entendida. Como a língua do turista - gestos +sorriso, funciona em 99% das situações, eles não responderam, mas repartiram comigo a comida da noite: bolinho de arroz, ou uma geléia branca sem gosto, que me esforcei para comer na frente deles e não fazer feio depois de tanta gentileza. Na manhã, logo ao chegar, uma névoa encobria a cidade, que fica a 1600 metros acima do nível do mar, é a cidade mais alta do Vietnã. Tive que esperar até 10 da manhã para enxergar algo na minha frente e aproveitei para visitar o mercado na praça principal. Fui abordada por uma menina muito, muito, mas muito pequenininha que veio na minha direção com aquela roupa vermelha, típica de um dos grupos que habitam a região e se dividem em Tay, Giay, Muong, Thai, Hoa and Xa Pho. Achei que ela tivesse 12 anos, me pediu carona para voltar para casa e me convidou para conhecer sua família. Eu, que teria necessariamente que alugar uma moto pra dar tempo de ver os campos de arroz e as tribos, aceitei. Andamos cerca de 30 km, parei várias vezes no caminho para tirar fotos e numa das paradas me dei conta que ela carregava um bebê! Gente, ela era tão baixinha que jamais imaginei que fosse adulta, quem dirá mãe! Ela me disse que depois que casou foi morar com o marido e quase não tinha contato com a família pq ia sempre para a feira no centro da cidade ou fica cuidando da sogra. Me agradeceu pela carona, por ter visitado a família e fica emocionada quando beijei o bebê. Foi a melhor "day trip" da minha vida e as 12 horas que passei lá valeram pelas 16 horas que passei no trajeto.
O que ver em Sapa?
- O impressionante terraços de arroz, onde os grupos étnicos de Sapa são dedicados ao cultivo de arroz com a ajuda dos animais.
- O -Iguazu Thac Bac Thác Bac ou cachoeira de prata, uma cachoeira de 200 metros.
- A ponte maio (c?u pode), ponte histórica que fica em uma espectacular paisagem de montanha.
- Portão celestial (C?ng tomando), o fim da montanha de onde podemos ver o pico mais alto do Vietname, a montanha Fansipan.
- Parque de nacional de Lien Hoang, com suas florestas de bambu anão (R?ng Trúc) e grande diversidade deorquídeas.
- A Catedral de Sapa, Sapa Town Hall, Sapa de mercado e a plaza de la Catedral.
- O belo Lago de Sapa.
- Sobre esculturas em pedra ou petroglifos de pedras ancestrais de Sapa (Bai v?i c? Sa Pa).
- Os coloridos trajes tribais vietnamita grupos étnicos nas montanhas de Sapa.Informações do que fazer na cidade retiradas do blog: http://pt.vietnamitasenmadrid.com (em português). Para chegar em Sa Pa, saia de Hanoi com destino a Lao Cai. De lá há vários ônibus para Sapa e o ticket custa cerca de $2.